Dudu Borges

Conheça tudo sobre: Dudu Borges

Eduardo Borges de Souza, mais conhecido como Dudu Borges (Campo Grande, Mato Grosso do Sul) é um músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro. Iniciou sua carreira em 1997 como produtor e arranjador de jingles para publicidade e na música gospel no estúdio de seu primo em Campo Grande (MS).

Aos 17  anos, Dudu Borges mudou-se para São Paulo para estudar música, mas na primeira semana já estava contratado por uma gravadora gospel. Depois de se estabelecer no mercado gospel, o salto da carreira se deu com a entrada no mercado de música sertaneja. Em 2005, como tecladista e arranjador, Dudu gravou o DVD “Ao Vivo em Campo Grande” do Grupo Tradição, tendo um dos seus arranjos como ponto inicial da carreira na música sertaneja. A faixa “Campeão de Bilheteria” foi considerada a primeira música do Grupo Tradição a tocar nacionalmente em rádios.

Em 2006, Dudu Borges escreveu os arranjos de algumas músicas do DVD “Ao Vivo em Goiânia”, de Bruno & Marrone. “Não Posso Ter Medo de Amar” foi escolhida para ser a música de trabalho da dupla naquele ano.

Ainda em 2006, começou a parceria com a dupla João Bosco e Vinícius fazendo o arranjo da música “Se Não Dá Pra Continuar”. A parceria com a dupla continuou e em 2009, Dudu produziu o CD “Curtição”, que trazia o hit “Chora, Me Liga”. O álbum foi a entrada definitiva no mercado de música nacional. Produzido e arranjado por Dudu Borges, “Curtição” é considerado o disco responsável por toda a mudança que ocorreu na música sertaneja dos dias de hoje.

Em 2009 com Michel Teló deixando o Grupo Tradição e iniciando sua carreira solo, veio uma das parcerias de maior sucesso. A cada ano e a cada disco lançado, sempre músicas de muito sucesso nas rádios, como “Ei, Psiu! Beijo Me Liga”, “Fugidinha”, “Humilde Residência” e o hit “Ai Se Eu Te Pego”, sucesso mundial que foi lançado em mais de 40 países.

Ainda em 2009, Dudu Borges inaugurou o Studio Vip, um dos maiores e mais modernos estúdios do Brasil em equipamento e conceito, onde são produzidos somente seus próprios projetos.

Depois do sucesso estrondoso do CD “Aí Já Era” (2010), produzido por Dudu Borges – considerado um dos álbum dos mais importantes dessa nova fase do sertanejo – a dupla Jorge & Mateus se estabeleceu como o maior artista do Brasil em termos de público nos shows e cachê e assim permanece há 5 anos consecutivos.

No ano seguinte, em 2011, veio o primeiro prêmio internacional: o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja com o disco homônimo de João Bosco & Vinícius, onde Dudu Borges produziu e arranjou todas as faixas.

A partir daí, Dudu Borges começou a ser procurado para produzir a maioria das duplas e cantores sertanejos de maior sucesso no Brasil, como: Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Cristiano Araújo, Lucas Lucco, entre outros.

Com todo esse crescimento musical, de público e de sonoridade mais pop no gênero que ganhou todas as classes sociais e todas as regiões de um país tão grande e com tantas diferenças culturais, veio a procura e interesse de artistas de vários segmentos. Dentre eles: Jorge Ben Jor, Fábio Jr., Oba Oba Samba House, Aviões do Forró, Belo, Fiuk, entre outros.

Suas produções estão sempre entre as 5 músicas mais executadas nas rádios no Brasil, segundo dados fornecidos pela Crowley Broadcast Analisys do Brasil – do ponto de partida em 2009, quando entrou no mercado sertanejo, até 2014. Desde então, há cinco anos consecutivos, o topo do ranking geral das músicas mais executadas nas rádios no país (considerando todos os gêneros musicais e também as músicas internacionais), trazem as músicas produzidas por Dudu Borges.

Músicas Mais Executadas no Brasil Ano a Ano
(Fonte: Crowley)

2009 – “Chora Me Liga” (João Bosco & Vinícius)

2010 – “Amo Noite e Dia” (Jorge & Mateus) e em segundo lugar, “Fugidinha” (Michel Teló)

2011 – “Ai Se Eu Te Pego” (sucesso mundial, lançada em mais de 40 países)

2012 – “Humilde Residência” (Michel Teló)

2013 – “Vidro Fumê” (Bruno & Marrone) e em segundo lugar “Te Esperando” (Luan Santana)

2014 – “Cê Topa” (Luan Santana) em segundo lugar

Com todo esse sucesso no Brasil, entrando no sexto ano consecutivo, vieram os convites pra começar a arranjar e produzir faixas de artistas internacionais, como: Dulce Maria, Ricky Martin, Maná, Carlos Vives, dentre outros.

Na 14ª edição do Grammy Latino, que ocorreu em novembro de 2013, Dudu marcou presença recebendo quatro das cinco indicações na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” e esteve presente também em uma das categorias principais da premiação: Melhor Álbum do Ano, com o trabalho do cantor colombiano Carlos Vives, “Corazón Profundo”.

Em 2014, os canais de TV Multishow e Canal BIS exibiram a primeira temporada do programa “Studio Vip”, em 6 episódios mostrando o dia a dia do produtor em seu estúdio e tudo o que acontece por trás de cada projeto.

Nessa era de música digital que vivemos, Dudu Borges ultrapassou a marca de 1 bilhão de visualizações dos vídeos oficiais das músicas produzidas por ele.

Prêmios

  • Prêmio Multishow de Música Brasileira 2014 as 'Best Song' – “Tudo Que Você Quiser” - Luan Santana
  • Prêmio Multishow de Música Brasileira 2014 as 'Best TVZ Music Video' – “Te Esperando” - Luan Santana
  • Meus Prêmios Nick 2014 as 'Song of the Year' – “Tudo Que Você Quiser” - Luan Santana
  • Billboard Music Awards 2013 as 'Best Latin Song' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Billboard Latin Music Awards 2013 as 'Song of the Year' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Billboard Latin Music Awards 2013 as 'Pop Song' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Crowley's Best Awards 2013 as 'Most Played Song on Radio Stations' – “Vidro Fumê” - Bruno & Marrone
  • Premios People en Enpañol 2013 as 'Best Collaboration of the Year' - “Lágrimas - Dulce Maria feat. Julión Álvarez”
  • TRL Awards 2012 as 'Best Tormentone' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Prêmio de Melhores do Ano 2012 as 'Song of the Year' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Billboard Brazil 2011 as 'Song of the Year' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Melhores do Movimento Country 2011 as 'Hit of the Year' - “Ai Se Eu Te Pego” - Michel Teló
  • Melhores do Movimento Country 2011 as 'Best Video' – “Vamo Mexê” - Michel Teló
  • Latin Grammy 2011 as 'Best Country Album' – “João Bosco e Vinícius” - João Bosco & Vinícius
  • Prêmio de Música Digital 2010 as 'Most Sold Song' – “Chora Me Liga” - João Bosco & Vinícius

Conheça aqui os principais trabalhos realizados por Dudu Borges ou baixe o PDF com a lista completa.

  • Michel Teló - Ao Vivo Em Lages (Som Livre)
    Produção e arranjos
  • Jorge e Mateus - Jurerê (Universal Music)
    Produção e arranjos
  • Luan Santana - O Nosso Tempo É Hoje (Som Livre)
    Produção e arranjos
  • João Bosco & Vinicius - Curtição (Sony BMG)
    Produção e arranjos
  • Fernando & Sorocaba - Homens e Anjos (Som Livre)
    Produção e arranjos
  • Bruno e Marrone - Ao vivo (Sony Music)
    Produção e arranjos
  • Lucas Lucco - O Destino (Sony Music)
    Produção e arranjos
  • Cristiano Araújo - In The Cities - Ao Vivo Em Cuiabá (Som Livre)
    Produção e arranjos
  • Marcos & Belutti - Cores (Som Livre)
    Produção e arranjos